O Comando do Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar estima em 25% o acréscimo de brigadianos no efetivo de Porto Alegre com as formaturas dos profissionais aprovados nos últimos concursos. Ao todo, são 1.965 BMs aprovados nas últimas seleções. Com isso, aumentou o patrulhamento da Brigada Militar em diversos bairros, principalmente na área central.
A partir desta terça-feira, eles serão distribuídos nos batalhões da cidade. Por estratégia, o comando não divulga oficialmente o número de quantos PMs ficarão na cidade.
— Desde a semana passada esses policiais começaram a se apresentar nos 16 comandos regionais. Agora, estão sendo divididos por municípios. Aqui na Capital, é um número bastante significativo, que, consequentemente, vai melhorar a percepção de segurança das pessoas — disse o comandante da BM, Mário Ikeda.
A escolha das unidades de trabalho vai de acordo com a classificação que o policial obteve nas provas técnicas e práticas. Antes disso, a corporação abriu a possibilidade para que os brigadianos que já estavam no quadro escolhessem os locais que gostariam de atuar, já que muitos moravam em cidades distantes da família. Entre os policiais chamados, 800 fizeram essa opção e serão transferidos até o próximo fim de semana.
Com a chegada dos novos brigadianos, o Comando da Corporação garante também que todos os municípios do RS estarão com o mínimo de cinco PMs.
Além dos 1.965 formandos que começaram a trabalhar, a Brigada Militar possui outros 2.100 aprovados em concurso aptos a serem chamados.