Entre a noite de sexta-feira (28) e a madrugada desta segunda (1º), as duas maiores cidades da Região Sul do Estado registraram, juntas, cinco homicídios. Foram três assassinatos em Rio Grande e um em Pelotas, que ainda teve outra morte em um confronto com a polícia.
O caso mais recente ocorreu por volta da 0h25min desta segunda-feira, em Rio Grande, e vitimou Israel da Silva Xavier. O crime ocorreu próximo ao posto de saúde do bairro Cidade de Águeda.
Um homem — que não teve a identidade divulgada — foi preso pelo homicídio. Ele chegou a trocar tiros com os policiais, mas depois se entregou. O suspeito, que já possuía antecedentes por lesão corporal, roubo a pedestre e porte ilegal de arma, foi detido por porte ilegal de arma de fogo e resistência à prisão.
Os outros dois casos na cidade ocorreram nos bairros Cohab 4 e no Cohab 2. Na primeira ocorrência, no sábado (29), Fabiano Silva Santos foi atingido por disparo de arma de fogo no interior de sua residência. A Polícia Civil apura o caso.
Já no domingo (30), um homem, ainda não identificado, foi alvo de disparos de arma de fogo no bairro Cohab 2, na avenida Pelotas. A ocorrência também está sendo investigada.
Rio Grande alcançou a marca de 23 mortes no ano, sendo 22 homicídios e um latrocínio. Há 40 dias o município não registrava execuções.
Mortes em Pelotas
Na noite de sexta-feira, Anderson Guadalupe Silveira, 32 anos, teria reagido a uma abordagem no bairro Lindóia. Segundo a Brigada Militar, ele teria atirado nos PMs, que revidaram.
Silveira foi atingido e morreu no local. Na ação, a polícia apreendeu uma pistola.
Na noite do sábado, um homem foi morto no mesmo bairro, na Rua Ernâni Osmar Blaas. A vítima foi identificada como Heron Gonçalves Mattoso, 29 anos. Segundo o registro policial, os policiais o encontraram já sem vida em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro.
Com estes dois casos Pelotas alcançou a marca de 32 mortes em 2019.