A Polícia Civil instaurou inquérito, nesta segunda-feira (17), para tentar identificar o homem que deu pelo menos três tiros durante uma partida de futebol amador realizada no domingo (16) em Estância Velha, no Vale do Sinos. Os disparos foram dados no momento em que os jogadores brigavam em campo.
Nas arquibancadas improvisadas, havia pelo menos 50 pessoas, incluindo crianças. Não há informações sobre feridos e ninguém registrou ocorrência na polícia.
Contudo, o delegado Márcio Niederauer — que está respondendo pela Delegacia de Polícia da cidade — recebeu as imagens gravadas e reproduzidas em grupos de WhatsApp. Segundo ele, uma situação como esta independe de manifestação pública e, por isso, foi instaurado o procedimento para apurar crime de disparo de arma de fogo, que pode levar o autor a receber uma pena de dois a quatro anos de prisão, além de multa.
Niederaurer diz ainda que o responsável pelos tiros pode ser enquadrado também, se for o caso, no crime de porte ilegal de arma de fogo.
A polícia tem pelo menos quatro vídeos e, em um deles, foi possível verificar o autor dos disparos. Ele ainda não foi identificado, mas os agentes já estão procurando o homem que vestia a camiseta de um dos times de futebol que disputavam a partida.
Nas imagens, é possível notar que houve uma confusão em campo e, depois, uma briga entre os jogadores. Enquanto algumas pessoas vaiavam o fato, outras gravavam vídeos.
Conforme os vídeos, várias pessoas tentam se esconder, algumas tentam proteger crianças, inclusive um bebê, e uma mulher tenta impedir a ação do homem que está sendo procurado pela polícia. Niederaurer informa que, em princípio, o crime é de disparo de arma de fogo, até porque não há pessoas feridas, mas se os agentes confirmarem que o investigado tentou mirar em alguém, ele vai responder por tentativa de homicídio.