Mais de 215 kg de maconha foram apreendidos em uma operação do Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil na noite de sábado (15) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A maior parte da droga, 206,1 kg, estava dividida em 244 tijolos. O restante estava armazenado em 21 sacos transparentes, fechados a vácuo.
Conforme o delegado Thiago Bennemann Gonçalves, a porção menor é maconha in natura e tem alto teor de Tetrahidrocanabinol (THC), o que torna o valor agregado mais alto. Ao todo foram encontrados 9,6 kg desse tipo.
Para localizar a droga, os policiais ficaram 15 horas de campana monitorando a casa, no bairro Canudos. Conforme o delegado, havia a informação de que a casa era um depósito de drogas. Dois homens, de 40 e 28 anos, e uma mulher de 37 anos foram presos na residência. Um homem conseguiu fugir, mas ele já foi identificado pela polícia. Ainda de acordo com o delegado, eles foram presos por tráfico de entorpecentes e associação com o tráfico.
Ainda segundo a polícia, a carga interceptada abasteceria pontos de venda de drogas do Vale do Sinos, vinculados a uma facção criminosa.
No local foram encontrados uma pistola calibre 380 e um simulacro de um fuzil, além de três carros e uma motocicleta pertencentes ao grupo. Também foram encontrados R$ 7 mil, munições, celulares, uma balança de precisão e material para embalar a droga.
— Essa ação demonstra a atuação do Denarc para fazer a retirada de drogas ilegais em larga escala — salienta o delegado.
A apreensão deste domingo é considerado mais um golpe na facção com base em Novo Hamburgo. Na quarta-feira (12), seis fuzis e R$ 385 mil foram apreendidos e um homem foi preso em um sítio. O armamento foi encontrado enterrado em uma parte da propriedade. O arsenal, que estaria sendo usado por traficantes, representa a maior apreensão realizada pela Polícia Civil desse tipo de armamento em 2019 no Rio Grande do Sul (RS).
Um dia antes da apreensão do dinheiro e dos fuzis, também na Lomba Grande, a Polícia Federal apreendeu um carregamento de drogas. Foram encontrados 255 quilos de cocaína, no fundo falso de um caminhão com placas do Paraná. Foi a maior apreensão da droga neste ano no RS. A suspeita é de que os entorpecentes estivessem sendo encaminhados para um ponto de armazenamento.