Uma professora de 59 anos foi agredida a tapas na tarde desta sexta-feira (10) dentro da Escola Estadual Oscar Pereira, que fica no bairro Cascata, na zona sul de Porto Alegre. Conforme a direção da unidade, a docente havia levado um aluno de sete anos para a sala da direção por mau comportamento. Quando a professora, o diretor e criança — matriculada na segunda série do Ensino Fundamental — estavam na sala da direção, a mãe do aluno entrou no local e iniciou as agressões.
— Ela entrou caminhando e demonstrando tranquilidade. Tanto que não houve nenhuma necessidade de intervenção do nosso vigia. No entanto, quando chegou na sala começou a desferir tapas contra a professora e disse: "ninguém vai agredir meu filho". Em seguida, pegou o aluno e deixou o local. Foi tudo muito rápido — contou a supervisora da Escola, Jaqueline Fraga.
De acordo com a supervisora, o menino tem um histórico envolvendo agressões físicas e verbais. Ela disse que o Conselho Tutelar já foi comunicado várias vezes sobre a situação, mas, até o momento, não apresentou nenhuma solução.
— A escola já fez o que tinha que fazer e passou o caso ao Conselho Tutelar. Infelizmente, nada foi feito para tentar solucionar o caso.
A Brigada Militar esteve na escola depois do incidente. A professora agredida registrou ocorrência na Polícia Civil. Um inquérito deverá ser aberto pela 19ª Delegacia. O marido da docente cobrou providências.
— Ela está muito nervosa, não esperava isso. A minha orientação é para que ela não vá mais lecionar nessa escola. Vamos ver o que decidirá e, caso a Secretaria da Educação não se manifeste, vou procurar o Ministério Público para que cobre providências. Infelizmente, não há mais segurança para poder educar as crianças nesse país — desabafou Francisco Santos, marido da vítima.
Professor e servidores organizaram uma manifestação para a manhã da próxima segunda-feira. A orientação é para que todos os alunos se desloquem normalmente para a unidade. O protesto tem o objetivo de alertar para a violência dentro das escolas e ressaltar a importância do respeito aos professores.
A Escola Estadual Oscar Pereira possui 850 alunos e funciona nos três turnos