Depois de operação policial deflagrada na terça-feira (14) contra a suspeita de fraude no pagamento de exames de imagens na Secretaria da Saúde de Estância Velha, no Vale do Sinos, quatro dos nove presos foram soltos ainda no início da noite passada. Vão responder a processo em liberdade uma ex-secretária da pasta, um secretário licenciado e que foi exonerado e um sócio da Previne, empresa investigada.
Secretário da pasta que estava licenciado e foi exonerado, Mauri Martinelli se comprometeu em colaborar com a investigação e foi encaminhado para atendimento médico. Ele estava licenciado justamente por problemas de saúde. Também foram soltos a ex-titular da área Ana Paula Macedo, que atuava como secretária em Nova Santa Rita e também foi exonerada nesta terça-feira, e um sócio minoritário da empresa Previne Luiz Amarildo Aguiar. Após prestarem depoimento, a polícia entendeu que não havia mais a necessidade de continuarem detidos.
Uma familiar de um dos empresários, presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, pagou fiança e foi solta. Os outros cinco suspeitos seguem presos, inclusive a secretária interina da saúde Eloise Gerhardt, que foi exonerada ontem no fim do dia pela prefeitura, e o antigo dono da empresa suspeita, Josué Araújo Brum. O novo proprietário, sócio majoritário da Previne, não é alvo da investigação.
Conforme a polícia, a fraude consistia em não realizar exames - como raio X, tomografia, ecografia - já autorizados por médicos que atendem pelo SUS e, ainda assim, cobrá-los ou então cobrar a mais pelos serviços. Documentos e computadores foram apreendidos na terça-feira para apurar os fatos. A investigação continua e são apuradas suspeitas de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória e associação criminosa.
A operação teve o cumprimento de oito mandados de prisão e 10 de busca em Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos e Mostardas. Na tarde desta quarta-feira, por volta de 16h30min, a prefeitura de Estância Velha vai realizar coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre a suspeita de fraude.