O disque-denúncia da Polícia Civil auxiliou a Delegacia da Mulher de Viamão a realizar três prisões de suspeitos de violência doméstica e sexual contra mulheres no município em um dia. Em dois casos, as vítimas tinham medida protetiva — uma delas avisou os agentes no momento em que o ex-companheiro descumpriu decisão judicial e se aproximou com novas ameaças. O objetivo dessas ações é, principalmente, evitar crimes mais graves, como o feminicídio.
A delegada Jeiselaure de Souza diz que mobilizou um grupo de agentes no final da quarta-feira (29) para prender os suspeitos — os trâmites judiciais e na delegacia foram concluídos nesta quinta (30). Todos têm antecedentes criminais.
O preso que foi denunciado no momento em que ignorou a medida protetiva tem 28 anos e foi detido em flagrante após novas ameaças — ele tem antecedentes por estupro de vulnerável, furto, lesão corporal, desobediência, ameaça, vias de fato, entre outros. O outro preso que descumpriu a medida judicial tem 39 anos. O terceiro, de 40 anos, tem condenação pelo abuso sexual de uma sobrinha e já era procurado pela polícia. Estes dois foram detidos porque já tinham mandados de prisão contra eles, mas também foram novamente denunciados para a polícia.
Denúncias podem ser feitas à Polícia Civil pelo telefone 181 ou pelo WhatsApp (51) 98418-7819.