Um homem de 44 anos foi preso nesta quinta-feira (11) no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, por suspeita de envolvimento em uma tentativa de roubo a ônibus na noite de quarta-feira (10), em Viamão, na Região Metropolitana. Um comparsa dele, de 15 anos, foi detido por passageiros no veículo e outro, de 14, foi morto a tiros por um microempresário que usava o transporte público.
De acordo com o delegado Márcio Zachello, titular da 2ª Delegacia de Polícia do município, é aguardada análise pericial para a confirmação oficial do nome do adolescente que morreu. Os três criminosos embarcaram no coletivo na Capital e, na altura da parada 36, na Avenida Senador Salgado Filho, anunciaram o assalto. O homem preso nesta quinta-feira ainda teria dito, conforme testemunhas, que iria matar o motorista se ele reagisse.
Quando começaram a recolher dinheiro e pertences das vítimas, um dos passageiros atirou contra o trio. O homem se apresentou à polícia para depoimento na quinta-feira, sendo liberado depois de ter a arma apreendida.
Zachello diz que ele é um microempresário e que terá o nome preservado. O delegado disse que o homem é atirador e tem autorização para conduzir a arma até estandes de tiro — o que não teria ocorrido na quarta-feira e será investigado pela 2ªDP. O armamento e a munição são legalizados.
— Ele é atirador registrado no Exército — ressalta Zachello.
O criminoso preso ontem, que estava com um boné branco ao lado do motorista, fugiu pela porta da frente. Obrigou o condutor a parar o veículo depois dos tiros. Conforme Zachello, após análise das imagens do circuito interno de câmeras, a polícia conseguiu obter a identificação dele, que tem antecedentes por roubo e homicídio.
Nesta quinta-feira, foi abordado pelos agentes e conduzido para a DP de Viamão. Na presença de um advogado, confessou o crime e indicou o local em que teria escondido a arma e o boné utilizado no roubo. Somente o boné foi encontrado. Três testemunhas reconheceram o criminoso. Zachello solicitou a prisão preventiva dele. Como a Justiça ainda não havia se manifestado, o nome não foi divulgado.
Passageiro foi ferido de raspão
O corpo do adolescente que morreu ficou caído no corredor do veículo. Os demais passageiros apreenderam o terceiro assaltante ainda no coletivo. O garoto de 15 anos foi apresentado ao Ministério Público. Zachello diz que os três são do bairro Rubem Berta e têm envolvimento com o tráfico.
Um homem que estava no primeiro banco do ônibus, em pé, ao lado de uma mulher, foi baleado de raspão, no lado esquerdo do abdômen – ela não se feriu. Ele foi medicado e liberado. Durante o dia de ontem, prestou depoimento na 2ª DP.