As imagens do assalto a um mercado na manhã desta sexta-feira (12) em Gravataí, na Região Metropolitana, despertam a atenção por conta da aparência de pouca idade de um dos envolvidos. O garoto participa com outros dois do roubo de carteiras de cigarro e dinheiro. O crime aconteceu por volta das 10h30min, no bairro Bom Princípio.
No vídeo, um dos autores, identificado pela Polícia Civil como um adolescente de 17 anos, aparece segurando um revólver apontado na direção da atendente do mercado. Outro, que a polícia também suspeita ser adolescente, segura uma lata de cerveja e utiliza uma sacola plástica para guardar os itens roubados.
Na sequência, com as mãos nos bolsos, surge um garoto de moletom com capuz. Ele caminha ao lado dos outros dois. O delegado Gustavo Bermudes, da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, acredita que seja outro adolescente, mais novo que os demais.
— Pelo que levantamos até agora, acreditamos que (este último) seja um adolescente com 12 a 13 anos, e não uma criança. Isso mostra que cada vez mais cedo eles ingressam para o mundo do crime. Não é algo que se vê todo dia. Mas é significativo — afirmou.
Na ação, foram levados R$ 1,6 mil em dinheiro. Em determinado momento do vídeo, registrado a partir de uma câmera do mercado, o garoto pega algumas carteiras de cigarro e guarda no bolso do casaco.
Um suspeito já foi identificado, segundo o delegado. A polícia tenta chegar à identificação dos demais. Testemunhas foram ouvidas pelos policiais ao longo da tarde. Uma das hipóteses é que pelo menos mais um comparsa estivesse aguardando pelo trio do lado de fora. Os investigadores aguardam a entrega de outras imagens de câmeras de segurança.