Uma suspeita de bomba levou policiais militares bloquearem a Estrada Costa Gama com Rua Afonso Lourenço Mariante, no bairro Belém Velho, na zona sul de Porto Alegre, na noite desta sexta-feira (12).
Segundo o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), tenente-coronel Douglas Soares, a corporação foi acionada por volta das 20h por uma moradora da região que viu um objeto semelhante a um artefato explosivo apoiado em uma árvore.
Ao chegarem no local, os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fizeram uma aproximação inicial para identificar que medidas poderiam ser tomadas, sem colocar em risco a população.
— É melhor prevenir do que remediar — disse o comandante.
Por volta das 22h, os policiais identificaram que o objeto não se tratava de um artefato explosivo, mas, sim, de uma réplica. Para isso, usaram um aparelho de raio-X portátil. Pela imagem, os policiais constataram que não havia nenhum componente explosivo.
— Mesmo assim, por prevenção, eles usaram um canhão disruptor (conhecido como canhão d'água) e fizeram o desmantelamento do artefato. Aí comprovaram mesmo que era um simulacro — explicou o comandante.
O objeto deverá ser entregue à Polícia Civil, que poderá iniciar investigação. Não há informações sobre quem deixou o artefato no local.
O trânsito chegou a ficar bloqueado totalmente na Estrada Costa Gama com Rua Afonso Lourenço Mariante, o que gerou lentidão no local. O cruzamento já foi liberado.