A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (16) a Operação Jugular, que investiga um grupo responsável pelo roubo a uma agência da Caixa Econômica Federal no município de Canguçu, no sul do Estado, ocorrido em agosto de 2018. No ataque, os criminosos utilizaram explosivos e trocaram tiros com os policiais. Na fuga, o quartel da Brigada Militar na cidade chegou a ser alvejado pelos criminosos. No confronto, um policial civil ficou ferido, e o líder do grupo, Luis Adriano Dias, o "Fofão", 32 anos, foimorto.
Ao todo 10 mandados de busca e apreensão são cumpridos nas cidades gaúchas de Santa Cruz, Lajeado e Osório, além de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. Não há informações de presos na ação, que conta com a participação de 50 policiais federais. Os investigados poderão responder pelos crimes de roubo qualificado, associação criminosa, tentativa de homicídio, sequestro e dano ao patrimônio público.
A investigação da PF durou oito meses, e apurou um enfraquecimento do grupo criminoso após a morte do líder ''Fofão''. Antes do ataque em Canguçu, a quadrilha praticou o mesmo tipo de crime emEncruzilhada do Sul, Cerro Grande do Sul e Butiá.