A ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria terá aumento no número de vagas até o fim deste ano. Conforme o Delegado Regional da Susepe, Anderson Prochnow, são construídas dez celas no alojamento onde estão as apenadas, totalizando a geração de 36 novas vagas.
A verba usada para a compra de materiais de construção veio da Vara de Execuções Criminais de Santa Maria. Ela está orçada em R$ 92 mil. E a mão de obra será totalmente prisional – os apenados do presídio trabalham no local. Eles terão como retorno o que é previsto para detentos que trabalham, que é a remissão de parte da pena e pagamento pelos serviços prestados.
São oito celas com capacidade de quatro apenadas cada, com banheiro, e outras duas celas disciplinares, com espaço para duas apenadas cada. Conforme Prochnow, a demanda é antiga, e o espaço que se tinha para as detentas já não era suficiente, visto o aumento da população prisional.
O delegado aponta que, mais do que espaço físico, o problema era a condição que se tinha, de um banheiro com chuveiro para cada 27 mulheres. Isto será melhorado com essa construção de mais celas com banheiros. Atualmente, a ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria tem capacidade de manter 90 apenadas, e estão recolhidas no local 79 mulheres.