A Força Gaúcha de Pronta Resposta está atuando, desde a última semana, no reforço do policiamento em Porto Alegre. O foco do órgão atualmente é posicionar viaturas e policiais nas principais avenidas da capital, nas chamadas ações de visibilidade. Antes, a tropa estava voltada para o policiamento no interior, participando de ações contra o abigeato e assaltos a banco.
O número de policiais que estão trabalhando na Força Gaúcha atualmente não é revelado. O comando da Capital não descarta a possibilidade de utilizar os agentes também em abordagens em bairros e ações contra o tráfico de drogas.
— São policiais militares experientes, da reserva. Estão nos apoiando e podem fazer qualquer outro tipo de missão. Mas até para a população reconhecer, com fardamento diferente e viaturas, a ideia no primeiro momento é que apoiem tanto em visibilidade quanto em barreiras — afirma o tenente-coronel Rodrigo Mohr, comandante do CPC.
O reforço de policiais em Porto Alegre coincide com a saída da Força Nacional de Segurança, após quase três anos de atuação na cidade. Eram cerca de 54 agentes deslocados no Rio Grande do Sul. Segundo o Comando de Policiamento da Capital (CPC), no entanto, o reforço em Porto Alegre não está relacionado à saída da tropa federal.
A Força Gaúcha pode deixar Porto Alegre a qualquer momento, de acordo com as demandas da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Os agentes também estarão disponíveis para trabalhar na Região Metropolitana e Vale do Sinos.
Inspirada na Força Nacional de Segurança, a Força Gaúcha possui uniforme camuflado — diferente dos demais batalhões — e caminhonetes do tipo 4x4 com identificação própria. O batalhão foi criado em setembro de 2018. Os integrantes, a maioria PMs da reserva que foram chamados à ativa mediante pagamento de gratificação, usam fuzis 5.56, uma arma de grosso calibre.
No interior, os policiais recebiam diárias para trabalhar. Na Capital, os agentes não recebem adicional, e os que só possuem residência no interior estão dormindo em alojamentos na SSP e no 9º Batalhão de Polícia Militar.