Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) fizeram uma operação pente-fino na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), na manhã desta segunda-feira (11), em busca de materiais, como drogas e celulares, que possam ter entrado de maneira ilícita no local – inclusive por meio de drones.
A ação começou por volta das 5h30min e se encerrou por volta das 11h. Todos os 72 presos foram colocados no pátio da penitenciária enquanto os agentes faziam uma varredura nas celas. Foram apreendidos dois celulares e pequenos pacotes de droga, além de baterias e carregadores.
Segundo o superintendente da Susepe, Mario Santa Maria Júnior, três drones foram apreendidos nos últimos 15 dias no local - dois deles a tiros. Os equipamentos tentavam levar material para os detentos.
— Agentes da Pasc interceptaram drones que sobrevoavam o pátio na penitenciária nos últimos dias. Os equipamentos voavam com cordinhas muito finas que desciam até os presos no momento em que estavam na rua e deixavam objetos lá. Três foram apreendidos, mas agora estamos buscando material que possa ter entrado lá, tanto por drone quanto por outro meio. Queremos retomar a nomenclatura de "alta segurança" — afirmou.
Além de procurar os objetos, a operação pente-fino buscou identificar, por meio de busca nas celas, quais presos estariam envolvidos com o material ilícito. Segundo a Susepe, esta é quarta varredura feita em presídios gaúchos em 2019.