Pelo menos quatro criminosos explodiram uma agência do Banco do Brasil no município de Fontoura Xavier, no norte do Estado. Conforme a Brigada Militar do município de 10 mil habitantes, o ataque ocorreu por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (2).
Esse foi o primeiro ataque a banco com uso de explosivos registrado no Rio Grande do Sul em 2019. Os assaltantes atacaram os caixas eletrônicos. Segundo o capitão Willian Ragnini, da Brigada Militar de Carazinho, um morador do município, que passava pelo local, foi levado como refém. Ele foi liberado próximo de Portão, sem ferimentos.
Ainda conforme o capitão, as câmeras de segurança mostram quatro bandidos, mas não está descartada a participação de outros homens. Na fuga, eles deixaram uma sacola com dinamite.
Segundo a Brigada Militar de Fontoura Xavier, os explosivos que estavam dentro da agência foram removidos e detonados em uma área do município no início da tarde deste sábado. A ação foi realizada pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que agora é chamado de Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Os policiais militares continuam em buscas aos criminosos, mas até o momento ninguém foi preso.
Não se sabe ainda se eles conseguiram levar algum dinheiro. Uma Fiorino, com placas clonadas, foi e encontrada ainda em Fontoura Xavier. Ela teria sido utilizada no ataque.
A perícia é aguardada na agência bancária e também será feita no veículo. Até o momento, ninguém foi preso.