A Polícia Civil recapturou, na tarde desta sexta-feira (18), Gilson da Silva Anes, de 22 anos, que fugiu do Presídio Regional de Passo Fundo no último sábado. É o segundo detento a ser recapturado depois da evasão ocorrida no último final de semana. Gilson foi localizado na casa de familiares no bairro Victor Issler, em Passo Fundo.
Os policiais chegaram até o fugitivo através de denúncias anônimas. O preso ainda tem três anos e cinco meses de cárcere a cumprir por três assaltos e porte ilegal de arma.
Segundo o delegado Cláudio Belcamino, todas as denúncias que chegam até os policiais são apuradas.
— Checamos todas as informações que recebemos. Por volta das 15h, veio uma denúncia anônima que levou até a casa do suspeito. Solicitamos à comunidade que continue colaborando com a polícia — afirmou.
No último sábado (12), 17 detentos fugiram do presídio, após uma caminhonete derrubar o portão e invadir o pátio, durante a madrugada. Na terça-feira (15), Clederson dos Santos Ramos, outro detento, havia sido capturado. Restam 15 detentos foragidos.
Troca na direção
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) determinou a transferência do diretor, Renato Garlet, além do subdiretor e do chefe de segurança do Presídio Regional de Passo Fundo, no norte do RS, nesta quinta-feira (17). A medida ocorre após a fuga do último sábado (12).
Através da assessoria de imprensa, a Susepe afirma que a troca na direção é um procedimento normal em casos de fuga. O órgão também afirma que a mudança não tem relação com a investigação de um suposto esquema de propina comandado por agentes penitenciários.
Os três servidores devem ser encaminhados para outras casas prisionais, onde não devem assumir cargos de direção.