A Brigada Militar prendeu na noite de terça-feira (15) um dos 17 detentos que fugiram no último sábado (12) do presídio de Passo Fundo, no norte do Estado. Clederson dos Santos Ramos foi localizado em uma residência no bairro Záchia, no município.
O foragido foi localizado após denúncia recebida pelos policiais militares. No momento da prisão ocorrida nesta terça-feira, Ramos percebeu a ação policial e tentou fugir pela janela da casa onde estava. A residência estava cercada pelos agentes e ele acabou se entregando.
O delegado Diogo Ferreira, que investiga o caso, confirma que este foi o primeiro dos detentos a serem presos. Ele mesmo prendeu Ramos no fim do ano de 2017 após latrocínio durante assalto a uma boate de Passo Fundo. O delegado explica que há várias denúncias sobre o paradeiro dos demais foragidos, mas que não pode revelar para não prejudicar a investigação.
— Há inclusive denúncias falsas para desviar o foco das investigações — relata Ferreira.
Investigação
Além das buscas diárias para localizar os detentos, a polícia investiga o plano de fuga, quando o grupo utilizou uma caminhonete para derrubar o portão da casa prisional. Além disso, o objetivo é descobrir os suspeitos que ajudaram no esquema, tanto do lado de fora quanto do lado de dentro do presídio.
O que intriga a polícia e levanta suspeita quanto à participação de agentes penitenciários é que ninguém relatou ter ouvido barulho de paredes de celas sendo quebradas durante várias horas antes da fuga. A polícia comunicou o fato para a Corregedoria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Na segunda-feira (14), a RBS TV revelou áudios em que presos descrevem supostos esquemas com agentes penitenciários para ocupar uma vaga em um alojamento considerado o mais confortável da cadeia.
A Polícia Civil lembra que os presos que estão foragidos são perigosos. Além de Ramos, que já havia sido preso por latrocínio, outro detento identificado como Rafael Lopes dos Santos tem mais de 70 anos de prisão a cumprir por assaltos, homicídios, formação de quadrilha e tráfico de entorpecentes. Ele inclusive já havia tentado fugir anteriormente ao pular o muro da casa prisional.