Uma quadrilha atacou um banco em Água Santa, pequena cidade de cerca de 3,7 mil habitantes, a 50 quilômetros de Passo Fundo, no norte do Estado, por volta de 1h30min desta sexta-feira (12). Conforme a Brigada Militar, quatro criminosos chegaram a arrombar as portas do Banrisul do município, mas não conseguiram levar o dinheiro.
Os assaltantes teriam se assustado com o carro de uma moradora que passava pela rua, no centro da cidade, e desistiram do ataque. No entanto, ao suspeitarem da movimentação, os bandidos foram até a frente da agência e começaram a atirar contra o veículo.
A motorista não foi baleada, mas o para-brisa do automóvel foi atingido por tiros e quebrou, deixando-a ferida com estilhaços.
Depois do tiroteio, os criminosos fugiram em um Peugeot 207, que estava nas proximidades da agência. Outro carro da quadrilha, ainda não identificado, também estaria nas imediações e foi usado na fuga. O grupo espalhou pregos retorcidos por ruas da cidade para atrapalhar em eventual perseguição policial.
De acordo com o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Planalto, coronel Jair Euclésio Ely, há agentes de vários municípios das proximidades fazendo buscas aos assaltantes em áreas rurais. Há suspeita de que o grupo tenha se escondido em alguma fazenda da região. Ainda segundo o oficial, havia seis policiais militares de plantão no momento do crime.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar está em deslocamento para Água Santa porque há suspeitas de que haja explosivos não detonados dentro da agência.
Em maio deste ano, a mesma cidade teve dois bancos arrombados por criminosos, que conseguiram acessar os cofres. Naquela ocasião, a principal rodovia de acesso à cidade, a RS-430, foi bloqueada pelos criminosos, que incendiaram pneus e espalharam pregos retorcidos. A polícia não chegou a tempo de deter os criminosos.