Assaltantes usaram explosivos em dois ataques a agências bancárias do Banrisul na madrugada desta quarta-feira (3) em Miraguaí, no noroeste gaúcho, e em Ibarama, na Serra. Os criminosos fizeram reféns em uma das ocorrências e, nos dois casos, jogaram miguelitos (ferros retorcidos) pelas vias durante a fuga.
Em Miraguaí, um grupo de assaltantes destruiu caixas eletrônicos com uso de explosivos por volta das 2h45min. Segundo a Polícia Civil, pelo menos cinco homens efetuaram o ataque. Eles também tentaram abrir o cofre da agência, mas não conseguiram.
Durante o roubo, eles fizeram um morador que passava pelo local como refém. Depois disso, um ônibus que havia saído de Redentora com trabalhadores que seguiam para um frigorífico em Santa Catarina passou pela região e o motorista foi obrigado a parar.
Os bandidos, então, mandaram as pessoas descer e atiraram contra o veículo, atingindo o motor e os vidros. Pelo menos 10 pessoas que estavam no coletivo foram feitas reféns por vários minutos.
Logo em seguida, os criminosos fugiram em uma Ecosport vermelha em direção a Tenente Portela. Ninguém ficou ferido.
Ao perseguir o grupo, uma viatura da Brigada Militar teve os pneus furados pelos miguelitos. O delegado Alexandre Fleck, que responde no momento pela Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), diz que foi encontrado sangue no local, provavelmente de um dos integrantes da quadrilha que se feriu durante a ocorrência. A perícia coletou o material para tentar identificar o assaltante. Os ladrões não conseguiram levar dinheiro dos terminais.
Ibarama
Outro ataque a uma agência do Banrisul, também com uso de explosivos, ocorreu no mesmo horário em Ibarama. A BM diz que foram dados tiros de fuzil e golpes de machado na porta do banco.
Pelo menos seis criminosos entraram no local e efetivaram o ataque usando explosivos. Eles acessaram o dinheiro do cofre da agência. O valor levado não foi informado.
Miguelitos também foram deixados pelos bandidos na via durante a fuga. Além disso, os bandidos derrubaram uma árvore na RS-473 para dificultar as buscas da BM.
Segundo a Polícia Civil, não houve reféns e também não houve confronto. Uma equipe da perícia de Santa Maria foi deslocada para o local. A polícia faz cerco nas regiões em busca dos criminosos que fugiram em uma caminhonete Spin.