Criminosos atacaram um veículo com carga de cigarros na manhã desta sexta-feira (19), na Região Metropolitana. Um funcionário de uma fumageira foi rendido quando saía de casa na Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre. Quatro assaltantes, com armas longas, em um Ka branco e uma Doblô prata, abordaram a Topic da vítima e os homens que faziam a escolta.
Três dos criminosos usavam toucas ninjas e um estava com colete à prova de balas. Conforme ocorrência registrada junto à Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), por causa da violência usada para parar a Topic, o baú do veículo acabou bloqueado e os bandidos não conseguiram acessar as mercadorias. O motorista foi agredido com coronhadas, já que os assaltantes pensaram que ele teria provocado o bloqueio. Em seguida, jogaram fora o celular da vítima e a chave do carro e fugiram levando dois revólveres, uma espingarda e os coletes balísticos dos vigilantes.
Além das armas e dos coletes, os assaltantes levaram os pacotes de cigarro que estavam na parte dianteira da Topic, totalizando R$ 5.851.
Esse é o segundo caso semelhante registrado em outubro. No dia 2, pelo menos quatro homens armados com fuzil renderam a escolta e roubaram uma carga de cigarros que estava sendo levada em uma van na Vila Augusta, em Viamão. Os bandidos estavam em uma Doblô e levaram também as armas e munição dos vigilantes.
Segundo o delegado Alexandre Fleck, da Delegacia de Roubos, é investigado se a mesma quadrilha cometeu os dois crimes.
— O roubo de cargas de cigarros ocorre com frequência. O que chama a atenção é o fato das escoltas terem sido rendidas — afirma o delegado, que ainda não tem suspeitos para o crime.