Uma tentativa de fuga, no Presídio Estadual de Canguçu, foi frustrada por agentes penitenciários de plantão na noite de sexta-feira (31). Uma escavação, ainda em estágio inicial, foi encontrada na cela que dá acesso à parte de entrada do presídio.
A ação aconteceu por volta das 23h30min. Os agentes perceberam movimentação estranha, horas antes, e realizaram as averiguações, quando identificaram a escavação na cela 9. Segundo o diretor do presídio, Jailton Jung, a passagem que estava sendo aberta já possuía largura considerável, o que permitiria a passagem de um corpo.
Após a realização das medidas de segurança em todo o complexo, os órgãos de segurança e inteligência penitenciária foram acionados. A Brigada Militar reforçou a segurança no entrono do presídio, enquanto foi executada uma revista e os presos foram realojados para outras celas. O local onde foi encontrada a escavação está interditado até que se realizem os procedimentos administrativos e de manutenção.
Jung ressaltou o trabalho dos agentes e a colaboração da Brigada Militar e da Polícia Civil.
— O brilhante trabalho dos agentes, que tiveram a inteligência para agir na hora certa e impedir a fuga dos presos, foi fundamental para o sucesso da ação. Tenho plena certeza que trabalho com verdadeiros profissionais de segurança. A cooperação da Brigada Militar e da Polícia Civil, que se colocou à nossa disposição, também foi fundamental — relatou o diretor do Presídio.
Na cela foi apreendido um pedaço de ferro que era utilizado na escavação. Na segunda-feira acontecerá a vistoria e o início da manutenção, assim como o trabalho para identificar os responsáveis pela ação e posteriormente a realização de suas transferências para outros presídios.