A Polícia Militar de Santa Catarina encontrou dois mísseis de aço blindado em uma indústria de Jaraguá do Sul, sem conteúdo explosivo dentro. Os artefatos foram encontrados pelas equipes de inteligência do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
As peças estavam no galpão da indústria e foram localizadas nesta segunda-feira (3). Segundo a PM, a guarnição foi informada no local de que as peças foram encomendadas por uma empresa do Paraná, que teria autorização do Exército. A reportagem entrou em contato com a empresa responsável pelas peças, que preferiu não se manifestar sobre o caso.
As peças são de aço blindado, mas estavam sem nenhum conteúdo explosivo dentro. Segundo o tenente-coronel Reinaldo Sótão Calderaro, comandante do 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, as três bombas localizadas pela polícia nesta segunda-feira não estão armadas e nem em condições de serem detonadas, já que dentro da cadeia de fabricação desses materiais eles estão em estágio inicial. Os mísseis são protótipos de bombas de aviação (ou granadas de aviação).
— Eles são inertes e, neste momento, são somente uma estrutura metálica e que não oferecem nenhum risco à população — ressalta o comandante.