Em ação realizada na manhã desta terça-feira (7), em Sapucaia do Sul, a Polícia Civil prendeu três pessoas da mesma família suspeitas de gerenciar roubos de cargas na região metropolitana de Porto Alegre. Pai, mãe e filho foram detidos em uma casa no município, e parte de carga roubada foi recuperada.
O delegado Alexandre Fleck, titular da Delegacia de Roubo de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), diz que os três eram investigados desde novembro do ano passado, após o roubo de produtos que estavam sendo transportados por um caminhão em Guaíba. A carga era de uma rede de lojas.
Os três são os criminosos mais procurados na região por este tipo de crime, justamente pelo fato de terem contatos sobre cargas e principalmente sobre receptadores. Segundo a polícia, a família não tem uma quadrilha específica, agindo com vários bandidos no planejamento, na busca de informações, na logística e depois na revenda dos produtos roubados.
Ainda conforme a investigação, o trio, quando procurado, cobrava porcentagem dos ataques, mas também acionava ladrões quando descobria um alvo em potencial.
O pai tem antecedentes criminais por roubo de cargas. Agora, ele também vai ser investigado por lavagem de dinheiro, por que a informação do Deic é de que ele construiu uma casa com piscina em Sapucaia do Sul e comprou vários veículos com dinheiro vindo dos roubos.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados por que o delegado pretende identificar os ladrões e os receptadores que atuavam com esta família. Outros crimes atribuídos aos suspeitos estão sendo investigados.