Um homem acusado de assassinar o policial civil aposentado Elton Martins Bangel, 52 anos, foi preso na noite de quarta-feira (15), em São Gabriel, na Região Central. Charles Porto Barbosa, 32 anos, era monitorado por agentes da delegacia local e foi capturado enquanto participava de um treino de futebol em um campo no bairro Vila Rocha.
Conforme o delegado José Bastos, o réu foi identificado por policiais do município desde que começou a circular por São Gabriel. Barbosa havia sido contratado recentemente para jogar por uma equipe de futebol amador da cidade, onde residem familiares dele. Ontem, quando agentes tiveram a confirmação de sua localização, fizeram um cerco e o prenderam. O suspeito não resistiu à prisão.
Barbosa foi identificado pela 12ª Delegacia de Porto Alegre como responsável por matar o policial em 27 de janeiro, após imagens de câmeras de segurança flagrarem o assalto. Além dele, há outros seis réus na Justiça pelo crime. Cinco estão presos e há ainda dois foragidos: o irmão de Charles, Belchior Porto Barbosa, e Michel Antônio da Costa da Silva.
O crime
Em 27 de janeiro, um grupo de assaltantes invadiu uma loja, rendeu funcionários e clientes e os levou a uma área restrita do estabelecimento. Nos fundos do local, enquanto ocorria o roubo, Bangel manobrava seu veículo no estacionamento, acompanhado da mulher e do filho. Ao se deslocar até uma sombra, o homem foi abordado por um dos assaltantes e baleado.
A investigação descobriu que a quadrilha que matou o policial também assaltou supermercados e uma revenda de veículos em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre.
A abordagem ao policial foi flagrada por câmeras de monitoramento. Policial aposentado e professor de matemática, Bangel deixou a mãe, a mulher, dois filhos, um enteado, três irmãs e 15 sobrinhos.