Uma idosa foi deixada na porta de um asilo particular em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na noite de quarta-feira. Naquela ocasião, os termômetros marcavam 10º C. A entidade acionou a Polícia Militar para denunciar o abandono, crime previsto no Estatuto do Idoso. Os PMs levaram a vítima até o quartel da cidade, onde ela passou a madrugada.
Na quinta-feira, os mesmos familiares que a abandonaram levaram a idosa de volta para Tijucas, na Grande Florianópolis, onde moram. A Polícia Civil investiga o caso. As informações são da NSC TV.
Uma câmera de segurança do asilo mostra um carro chegando às 23h46min. A idosa desce com uma sacola nas mãos. Outra pessoa, que também estava no veículo, abre o porta-malas e lhe entrega mais bagagens.
A idosa segue em direção ao portão do asilo e o carro vai embora. Ela toca o interfone e fica esperando que alguém apareça. Em um outro vídeo, a idosa está enrolada num cobertor chorando.
A presidência do asilo disse que não abrigou a idosa, pois tratava-se de um caso de polícia. A secretaria de Assistência Social de Brusque levou a idosa ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e localizou a família.
Conforme o Creas, a vítima mora com o sobrinho e a mulher dele. O casal justificou o abandono por falta de condições financeiras e desentendimento familiar.