Um homem foi morto a tiros no final da manhã de ontem em frente à Escola Municipal Inácio de Quadros, no bairro Coronel Nassuca, em Guaíba, na Região Metropolitana. Gabriel dos Santos, 31 anos, teria sido morto enquanto tentava buscar as filhas, que teriam seis e 12 anos, segundo a Polícia Civil. O autor dos disparos seria o padrasto das crianças.
A investigadora Lusinea Machado, da Delegacia de Polícia (DP) de Guaíba, afirmou que informações preliminares indicam que uma funcionária da escola teria estranhado a presença de Santos no local, pois geralmente era o padrasto que buscava as meninas. Ao perceber a cena, ela teria ligado para o companheiro da mãe das crianças, que foi até a instituição. Após alguns minutos, o homem teria disparado contra Santos e fugido.
No corpo de Santos foram identificadas ao menos quatro perfurações, nas regiões do tórax e do pescoço. Algumas das lesões podem ter sido causadas por saída de projéteis. Até o momento, não foi esclarecido se as crianças presenciaram o crime.
— Não foram encontrados estojos no local do crime, o que indica a possível utilização de um revólver no crime — afirmou Lusinea.
Um vigilante que trabalha em empresa nas proximidades da escola foi atingido por uma bala perdida. O tiro acertou de raspão um dos braços do homem, que foi atendido e liberado pelo Samu no local.
Segundo a investigadora, não existe registro de medidas restritivas contra o pai das crianças. No ano passado, ele foi até a polícia informar que teria sido impedido de visitar as meninas mesmo após ter acordado encontros com a ex-mulher. Essa seria a única ocorrência envolvendo situação com as filhas, segundo a policial.
Até as 21h de ontem, o suspeito não havia sido encontrado pela polícia. Os agentes devem retomar as buscas na manhã de hoje, mesmo dia que a polícia pretende ouvir funcionárias da escola e a mãe das meninas.
"Era uma pessoa tranquila. Amorosa", diz familiar
Santos era uma pessoa "carinhosa e tranquila". A afirmação é de uma prima da vítima, que pediu para não ser identificada. Ainda tentando entender o que aconteceu com o familiar, disse que ficou chocada e chorou muito ao receber a notícia do ataque que interrompeu a vida do primo precocemente:
— Era uma pessoa tranquila. Amorosa. Na dele. Sempre tentava apaziguar as coisas. Não sei dizer o que aconteceu.
A prima ainda contou que o familiar estava em um momento importante, pois havia conseguido emprego na área de vigilância, que era um de seus objetivos profissionais após fazer curso na área.
— Era um guri que estava trabalhando, recém tinha conseguido emprego com carteira assinada. Estava feliz. A vida dele ia começar a ir para frente e acontece uma coisa dessas — lamentou.
As aulas na escola foram suspensas na tarde desta terça. Confira nota da prefeitura de Guaíba.
A Secretaria Municipal da Educação informa que estão suspensas as aulas do turno da tarde de hoje, 26/06, na Escola Inácio de Quadros. As demais escolas da rede municipal terão expediente normal.