Um ato de bondade acabou em tristeza e preocupação para a costureira Andiara Penz, 56 anos. Na noite do último sábado (23), como faz quase todos os finais de semana, ela e o mascote Pity, cão da raça poodle de 16 anos, saíram de casa, no bairro Alto Petrópolis, na zona norte de Porto Alegre, em direção ao sítio da família em Itapuã, em Viamão. Enquanto dirigia pela Avenida Edgar Píres de Castro, avistou um motorista empurrando um Fiat Prêmio vermelho, abaixo de chuva e sem gasolina.
A costureira não pensou duas vezes e resolveu ajudar o condutor desconhecido. Ofereceu uma carona até um posto de combustíveis, a menos de um quilômetro de onde estavam. Eram quase 22h e o posto estava fechado. Os dois desceram do carro de Andiara e ela sugeriu que o homem voltasse a pé até o carro. O homem não aceitou a sugestão e obrigou que ela o levasse de volta, momento em que começaram a discutir. Duas mulheres que passavam pelo posto tentaram intervir no bate-boca dos dois, quando ele tomou a chave do carro da mão de Andiara.
Pity estava no banco traseiro e a motorista nada pôde fazer para evitar a fuga. A filha de Andiara, Adriana Penz Melo, 29 anos, não tem muitas pistas de onde o cachorro esteja.
— São 16 anos de convivência todos os dias. Como ele já tem uma idade avançada, está surdo e precisa de muito cuidado.
O carro da família foi encontrado pela polícia na manhã do dia seguinte, na Avenida A.J. Renner, na Zona Norte da Capital. Mas, infelizmente, Pity não estava no veículo. Desde então, a família está movimentando uma campanha nas redes sociais para tentar localizar o poodle. O caso foi registrado na 7ª Delegacia de Polícia, no bairro Belém Novo. O carro do motorista sem gasolina foi apreendido pela Brigada Militar.
A família pede ajuda para encontrar Pity. No dia do roubo, o poodle estava com uma coleira preta. Quem tiver informação pode entrar em contato pelos telefones (51) 9 9961-9479 ou (51) 9 9402-5948.