O motorista de aplicativo Jefferson Luiz Costa Bueno, 34 anos, está desaparecido desde a noite da última quinta-feira (21). O condutor, que reside em Porto Alegre, com o pai e dois filhos, de dois e nove anos, permanece com o telefone desligado. O desaparecimento foi registrado na Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (22) por familiares.
Conforme colegas de Jefferson, ele teria atendido uma corrida na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na altura do número 200, por volta das 22h30min de quinta. O motorista Leandro Boeira, 40 anos, faz parte de um grupo com condutores da Capital.
— Cada vez que alguém pega uma corrida, um alerta com a localização é emitido para informar os colegas. Depois do último sinal do Jefferson, a internet do celular dele foi desligada.
Desde então, colegas e amigos do motorista começaram a procurar pelo Renault Logan, placas OND-9747, de cor prata.
Gislaine Bueno, 50 anos, conta que o irmão, além de trabalhar como motorista, tem uma lavagem de carros em Cachoeirinha.
— Ele sempre estava em contato com a gente, no grupo da família. Nesta sexta, eu e minha filha andamos por Viamão, Alvorada, Canoas e toda Zona Norte em busca de alguma pista do carro dele.
A irmã não sabe informar para qual aplicativo Jefferson prestava serviço na noite do desaparecimento ou se fazia alguma corrida "por fora".
O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre.
O que diz a Uber
A Uber informou que motorista é cadastrado na plataforma e, ao que tudo indica, as últimas viagens de Jefferson foram encerradas normalmente e são de usuários cadastrados e avaliados na plataforma.
A empresa, no entanto, não divulga quando foi a última viagem do motorista.
O que diz a Cabify
Em nota encaminhada após a publicação da reportagem, a Cabify informou que o motorista não utilizou o aplicativo recentemente. Confira a nota na íntegra.
A Cabify informa que o motorista parceiro Jefferson Luiz Costa Bueno não utilizou a plataforma recentemente e está sempre à disposição das autoridades competentes. A empresa reforça que cumpre com a Legislação vigente (Lei 12.965/2014, conhecida como Marco Civil) e não fornece informações de seus usuários, consumidores ou motoristas parceiros, a terceiros sem a requisição das autoridades competentes.