A Justiça ordenou o retorno de Jones Antônio Machado, 46 anos, o "Jonas Dedão", ao regime fechado. O criminoso, que foi preso por assalto a banco em 2015, cumpria prisão domiciliar em São Leopoldo desde junho do ano passado. Agentes da Delegacia de Homicídios cumpriram o mandado de prisão preventiva contra o criminoso na tarde desta sexta-feira (15). Machado é conhecido da polícia por assaltos a banco e a carro-forte.
O delegado Rogério Baggio informou que a Justiça acatou pedido do Ministério Público pela volta de Machado ao regime fechado. Baggio afirmou que o suspeito não ofereceu resistência na abordagem policial.
— Ele foi encaminhado à DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) de Novo Hamburgo. No sábado, deve ser decidido para qual casa prisional ele deverá ser encaminhado — afirmou.
Jonas Dedão, que já foi considerado um dos criminosos mais perigosos do Rio Grande do Sul, deixou a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas no dia 21 de junho de 2017 após decisão da Justiça. Na época, a juíza da Vara do Júri de Novo Hamburgo que mandou soltar afirmou que tomou a medida pois "inexistia indícios mínimos de materialidade e autoria do delito".
Prisão em 2015
Machado foi preso em 1º dezembro de 2015 em Novo Hamburgo, após assalto a uma agência do Banrisul em Nova Hartz. Segundo o Ministério Público, ele e seus comparsas estavam "munidos de armas (inclusive dois fuzis), munições e artefatos comuns à espécie (inclusive explosivos)" quando a Brigada Militar chegou.
Na fuga, Dedão ainda é acusado de ter roubado uma moto em Novo Hamburgo. O processo dele tramitava na Vara Criminal Do Júri, porque foi acusado de tentar matar policiais militares durante a troca de tiros.