Após um dos três ataques a banco nesta madrugada, entre os vales do Sinos e do Paranhana, a Brigada Militar de Novo Hamburgo prendeu Jones Antônio Machado, o Jonas Dedão, 43 anos, conhecido assaltante de banco nos anos 1990.
Jonas estava em um Civic com outros três comparsas, fugindo de uma perseguição depois de tentativa de arrombar uma agência bancária na Rua Henrique Hoffmann, em Nova Hartz, por volta das 2h30min.
PMs montaram um cerco na região de Lomba Grande e trocaram tiros com os bandidos. Jonas foi ferido em um dos braços e acabou preso. Outros três homens conseguiram fugir.
Jonas é um experiente assaltante. Entrou na cadeia pela primeira vez em 1993 e foi condenado a penas que somam 35 anos por assaltos em Florianópolis (SC), Triunfo e Novo Hamburgo. Pertencia a quadrilha de Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio. Em janeiro de 2002, escapou da Colônia Penal Agrícola, em Charqueadas, ficando foragido por mais de três anos. Com nome falso, vivia em São Paulo, até se entregar à Polícia Civil gaúcha, em um shopping de Curitiba em abril de 2005.
Em novembro de 2009 foi para o semiaberto e em setembro de 2011 ganhou liberdade condicional. Voltou a ser preso em abril de 2014, por conta de uma condenação de cinco anos pela Justiça de Blumenau (SC). Foi solto dias depois, com direito de apelar em liberdade.
Carro usado por Jonas na fuga
Foto: Divulgação/Brigada Militar