A Polícia Civil prendeu, no fim da manhã desta terça-feira (26), um homem que tentou fazer um saque de R$ 30 mil usando uma identidade falsa em uma agência bancária, localizada no Passo da Areia, zona norte de Porto Alegre.
De acordo com os agentes, Irineu Schneider, 64 anos, tinha em sua residência quatro identidades falsas e já teria aberto ao menos três contas bancárias usando nome de terceiros. Informalmente, ele afirmou que conseguiu a documentação adulterada com pessoas no Centro Histórico de Porto Alegre, nas proximidades da Praça XV de Novembro, de acordo com o delegado titular da 9ª Delegacia de Polícia, Alexandre Vieira.
Irineu foi preso em flagrante por estelionato e falsificação de documento público. Durante o depoimento, ele permaneceu em silêncio.
A polícia chegou a Irineu após o homem adquirir um empréstimo bancário em uma financeira no estado do Pará, no valor de R$ 30 mil. Desconfiada da idoneidade das informações, a instituição entrou em contato com a polícia no norte do Brasil, que procurou as autoridades gaúchas.
— Quando chegamos lá, ele estava pronto para pegar o dinheiro, que foi transferido ao banco. Para ele, deve ter sido fácil abrir uma conta bancária, pois se adulterou um documento de identificação, obteve com facilidade outros comprovantes. Mas ainda não sabemos detalhes, pois ele só fala em juizo — afirmou o delegado Alexandre Vieira.
Os documentos encontrados com o idoso serão encaminhados à perícia, devido à grande semelhança com o espelho de uma carteira de identidade verdadeira. De acordo com o delegado, ocorreram sem sucesso outras duas tentativas de saque dos valores em agências bancárias diferentes.
No documento falso, haviam as informações das vítimas, uma foto do estelionatário e uma assinatura falsa. A polícia solicitou à agência bancária as informações de abertura de conta. Irineu será encaminhado ao Presídio Central.