O condutor de um veículo Cobalt, que foi encontrado pela polícia com diversas marcas de tiros na noite desta terça-feira (13), viveu momentos de pânico na região do Buraco Quente, no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre. O motorista, que teve a identidade preservada por questões de segurança, conversou brevemente com a reportagem enquanto prestava depoimento ao delegado João César Nazário por volta das 23h desta terça-feira.
Ele é motorista de Uber e alugava o carro para trabalhar. Conforme seu relato, ele recebeu um chamado para buscar uma passageira na Rua Dona Maria. Segundo ele, a chamada estava em nome de uma mulher, que informou por mensagem que a corrida seria para um amigo.
No momento em que ele procurava o número da residência, por volta das 21h30min, ouviu gritos. Em seguida, tiros começaram a ser disparados. O motorista, rapidamente, tentou fugir dando marcha ré, mas colidiu em um poste em uma curva da rua. Foi, então, que ele percebeu os tiros no carro.
– Por instinto de sobrevivência, eu saí correndo. Ficar no carro era mais arriscado. Não tive medo! – relata o motorista, que não ficou ferido.
Ao abandonar o carro com os pertences, inclusive o celular, ele pegou um ônibus e foi ao Palácio da Polícia registrar a ocorrência. O delegado Nazário trata o caso como tentativa de homicídio.
— A suspeita é de que um grupo ligado ao tráfico de drogas tenha entendido que ele era um rival no local — disse o delegado.
O veículo será encaminhado para perícia. Em nota, a Uber afirmou que os motoristas parceiros são orientados, em caso de ocorrências de crimes, a "contatar imediatamente as autoridades policiais". A empresa afirma que está à disposição das autoridades para fornecer informações que auxiliem a investigação.
Confira a íntegra da nota da Uber:
"Infelizmente a violência permeia a vida nas cidades. Em caso de qualquer tipo de ocorrência, orientamos os parceiros a contatar imediatamente as autoridades policiais e registrar um Boletim de Ocorrência para que os órgãos competentes tenham ciência do ocorrido e possam tomar as medidas cabíveis. A Uber se coloca à disposição das autoridades para fornecer informações no curso da investigação, nos termos da lei."