A Brigada Militar (BM) prendeu na noite desta terça-feira (12) dois suspeitos de balear um policial militar durante assalto a ônibus em Porto Alegre, na última segunda-feira (11). Os criminosos foram presos em flagrante na Paulino Azurenha, na Vila Maria da Conceição, por volta das 21h. Junto dos homens estava uma pistola Glock 9mm, de fabricação austríaca, e 41 tijolinhos de maconha, segundo o Batalhão de Operações Especiais (BOE). Os dois foram encaminhados à 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
O BOE foi até o local após receber informações de que os criminosos se escondiam na região. A Polícia Civil auxiliou na identificação dos suspeitos. Ao se deparar com a guarnição, a dupla tentou fugir, mas foi abordada e detida logo em seguida. Um carregador de 9mm municiado com 16 projéteis e um rádio comunicador também estavam sob posso dos suspeitos.
Ainda na noite desta terça-feira, a Polícia Civil conseguiu na Justiça mandados de prisão temporária contra a dupla. Por volta das 23h, o titular da força-tarefa que investiga roubos no transporte público, delegado Daniel Mendelski, estava na 3ª DPPA para cumprir as ordens judiciais.
O estado de saúde do soldado Jean Cássio de Vargas, 28 anos, baleado durante o assalto, ocorrido na Avenida Erico Verissimo, bairro Menino Deus, é considerado estável. A informação do comando da Brigada Militar, divulgada nesta terça-feira, é de que um dos projéteis perfurou o rim e o intestino e se alojou na coluna do policial, que corre risco de perder o movimento das pernas. A pistola do PM, calibre .40, ainda não foi localizada.