O sistema da Polícia Civil em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, ficou fora do ar por pelo menos 14 horas, impedindo o registro de ocorrências no município. A causa do problema, contornado por volta das 9h30min desta terça-feira (15), ainda não foi identificada.
Conforme a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), deste o fim da tarde de segunda-feira (14) não era possível fazer o registro de ocorrências, consultas internas e verificação de antecedentes criminais. Os casos que não envolviam ocorrências graves podiam ser registrados pela internet. Nos casos em que era necessário o registro presencial, os moradores eram orientados a voltar mais tarde.
O diretor de redes do Departamento de Tecnologia da Informação Policial, delegado Vinícius Faccini, informou que o problema foi normalizado por volta das 9h30min, e que a causa será investigada junto à Procergs. No entanto, conforme o diretor, o problema foi pontual. A orientação é que, quando isso ocorrer, os policiais abram chamado imediatamente para que o erro seja corrigido o mais rápido possível.
Em menos de um mês, este é o terceiro problema em sistemas da segurança pública gaúcha. Em 30 de abril, uma falha impediu a Polícia Civil de registrar ocorrências em todo o Estado. Em 4 de maio, o sistema Consultas Integrados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul ficou fora do ar por cerca de 18 horas, afetando o trabalho de policiais civis e militares.