Começou nesta quarta-feira (4) a transferência de 50 presos da Penitenciária Modulada de Osório para Porto Alegre. A mudança atende a um pedido da Vara de Execuções Criminais de Osório.
De acordo com a juíza da VEC Conceição Aparecida Sampaio, os presos são de Porto Alegre, mas por variados motivos cumpriam pena na cidade do Litoral. A medida foi tomada devido à superlotação da penitenciária modulada e de uma interdição judicial, do ano passado, que limita a 1.545 o número máximo de presos.
Inicialmente, 28 presos estão sendo transferidos para o Presídio Central de Porto Alegre. O destino dos outros 22 ainda não foi divulgado.
Incêndio no semiaberto
A transferência dos presos para Porto Alegre não tem relação com o incêndio que destruiu o módulo 1 do regime semiaberto. Neste caso, detentos que poderiam progredir de regime até setembro receberam autorização para cumprirem pena em casa. Os demais serão monitorados com uso de tornozeleira eletrônica.
A juíza da VEC ainda destacou que todos os presos que receberam autorização para saída se reapresentaram dentro do prazo previsto.