Um idoso, identificado como Alceu Pieretti Barra, 69 anos, foi morto a pauladas ao chegar em casa no bairro Formosa, em Alvorada, na noite de quinta-feira (6). Apesar de o crime ter ocorrido ainda cedo, por volta das 19h, nenhum vizinho da Rua Felipe Camarão soube informar detalhes para as autoridades.
Conforme o filho, o caminhoneiro Alceu Júnior de Farias Barra, 42 anos, o pai dele havia saído para ir até uma cancha de futebol que fica nas proximidades da residência. No local, comeu churrasco com amigos e acompanhou alguns minutos de um jogo de futebol que ocorria entre PMs da cidade.
Depois disso, ele só foi visto já sem vida, tombado no pátio de casa, com diversos ferimentos. Entre familiares, a hipótese é de que o executor já esperava a vítima na frente de casa e que o crime foi cometido a pauladas para não alertar com estampidos de tiros os policiais que jogavam bola próximo dali.
O filho não compreende o motivo para o assassinato do pai. Segundo ele, Alceu era um homem querido na comunidade, morador de Alvorada desde pequeno, conhecido por trabalhar com o comércio na região e sem inimizades.
— Não faço ideia do que pode ter ocorrido. Agora esperamos por Justiça, é o mínimo — diz Júnior.
Conforme a Delegacia de Homicídios de Alvorada, há uma dúvida sobre a motivação do crime. Uma testemunha relatou que ele tinha mais de R$ 2 mil em um bolso, que não foi encontrado pelos policiais. O valor que eles localizaram era de aproximadamente R$ 200. A casa, no entanto, estava fechada. A hipótese de latrocínio (roubo com morte) não é descartada.
Alceu deixa quatro filhos e oito netos. Após liberação do corpo pela necropsia, o velório e enterro devem ocorrer no Cemitério São Jerônimo, em Alvorada, na manhã de sábado.