O reforço no policiamento em Porto Alegre resultou na prisão de 28 pessoas nessa quinta-feira (5), durante a chamada "Operação Avante Força Total". Cerca de 580 policiais da Brigada Militar (BM) participaram da ação, com reforço de viaturas, motocicletas e até helicópteros.
A operação durou das 12h até as 22h. A data foi escolhida, conforme a BM, porque as quintas-feiras são dias em que houve, recentemente, um aumento no número de roubos a pedestres e veículos. Com o reforço, o Comando de Policiamento da Capital afirma ter conseguido reduzir em 47% o número de crimes.
Ao todo, 2.269 pessoas foram abordadas por PMs e 1.174 veículos passaram por fiscalização, resultando no recolhimento de 46 deles e na recuperação de oito que haviam sido roubados. Os policiais encontraram e apreenderam mais de R$ 5.463 sem procedência.
O comandante do policiamento da Capital, coronel Jéferson Jacques, diz que ações como essa devem ser feitas sempre que a BM perceber o aumento dos números da criminalidade em dias específicos da semana.