Uma operação policial foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (19) em Estrela, no Vale do Taquari, para desarticular uma quadrilha de traficantes liderada por um detento da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Mas o que diferencia este grupo investigado é o fato de que os integrantes praticamente dividiram a cidade ao meio para atuar em nome de duas facções criminosas. Três criminosos já foram presos em flagrante e cerca de 10 quilos de maconha foram apreendidos.
Segundo a Polícia Civil, o líder da quadrilha é Vilmar Gomes de Andrade, que atua de dentro da cadeia. Ele conseguiu entrar em acordo com uma facção que tem base no Vale do Sinos e com outra que tem base na zona leste de Porto Alegre. O apenado tinha dois gerentes do tráfico que comandavam a distribuição de entorpecentes, um para cada grupo. Um dos objetivos dos agentes também é saber se os responsáveis pelas organizações criminosas sabiam dessa divisão em Estrela. Assim, a polícia pretende evitar novos confrontos na região.
Além do tráfico de drogas, a chamada Operação Limpeza foi deflagrada para coibir assassinatos e roubos em geral. A polícia também teve como meta apreender armas, já que muitas delas eram exibidas pelos criminosamente em redes sociais. Ao todo, 45 agentes cumpriram vários mandados de busca região.