O Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc) indiciou 38 pessoas suspeitas de usar voos domésticos para transportar drogas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Todos foram presos há 15 dias,durante operação realizada em oito cidades gaúchas e também durante a investigação de dois anos e meio.
A Polícia Civil também solicitou à Justiça a prisão preventiva de todos os suspeitos. Eles respondem pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e tentativa de homicídio.
Segundo a investigação da Operação Ajax, eram usados mais de 10 voos domésticos por mês para o transporte de entorpecentes, além de transporte rodoviário, principalmente entre Porto Alegre e Florianópolis. A quadrilha também é investigada pelo envolvimento em 15 homicídios e tentativas desde 2015 em Canoas e Nova Santa Rita.
Ao todo, 350 policiais cumpriram 89 mandados de prisão e de busca no último dia 15,na Capital, em Canoas, Nova Santa Rita, Cachoeirinha, Torres, São José do Norte, Pelotas e Guaporé.