A mochila rosa encontrada pela Brigada Militar (BM) na tarde desta sexta-feira (16) em Caxias do Sul não pertence à menina Naiara Soares Gomes, de sete anos, desaparecida desde o dia 9 de março. A confirmação foi dada pelo delegado Caio Fernandes, responsável pela investigação.
— As caraterísticas da mochila encontrada não fecham com as da desaparecida. (As características) não são as mesmas das narradas pela família. São bastantes divergentes, em que pese as duas serem rosas —explica.
A mochila foi encontrada pelos brigadianos por volta das 18h20min, em um terreno baldio no bairro Esplanada. O local foi descoberto pela Polícia Civil graças a uma denúncia anônima. A BM foi acionada por estar com viaturas mais próximas do bairro.
Os passos de Naiara em direção ao colégio:
1 – Por volta das 6h30min de sexta-feira (9), Naiara e um primo de 15 anos saem de casa, no loteamento Monte Carmelo. Eles passam pelo pátio de uma residência quase em frente a deles, um pouco abaixo, e chegam até a Rua Natair Rizzardi.
2 – Às 6h41min, ela cruza por uma marcenaria que fica na Rua Natair Rizzardi, no loteamento São Mateus, um pouco à frente do primo e de um amigo que seguiam juntos, mais atrás.
3 – Alguns metros adiante, o primo deixa Naiara seguir sozinha em direção à escola e retorna para esperar a namorada, com quem segue até o colégio onde a adolescente estuda, a Basílio Tcacenco.
4 – Naiara, possivelmente, dobra à direita em uma travessa e chega até a Rua Eugênia Rech, por onde anda por três quadras e dobra à direita de novo, em outra travessa, para acessar a Rua José Bernardi, onde é flagrada pelas câmeras do Residencial Esplanada, às 6h54min.
5 – Ela chega até o portão do condomínio, onde estão um adulto e três crianças – uma delas seria colega de aula da menina –, conversa com eles por pouco mais de um minuto, até que a van escola chega, as crianças embarcam e Naiara segue a pé pela mesma rua. Uma câmera lateral de um dos prédios a mostra descendo a Rua José Bernardi, até chegar à Rua Júlio Calegari.
6 – Mais adiante, a próxima câmera a filmar Naiara é do Mercado Berzan, que fica na Rua Júlio Calegari. O dono do mercado disse que ela passou em frente ao estabelecimento, mas do outro lado da rua, e seguiu pela Júlio Calegari até sair do enquadramento.
7 – Depois disso, o que se imagina é que ela tenha dobrado à esquerda na Rua Pixinguinha, via onde fica a Escola Municipal Renato João Cesa, no bairro São Caetano. A distância é de cerca de pouco mais de dois quilômetros.