A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou na manhã desta terça-feira (6) a formatura de 408 novos agentes. A cerimônia ocorreu no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, no Centro de Porto Alegre. A maioria dos novos servidores será lotada na penitenciária de Canoas. Conforme a Susepe, com a ida dos novos agentes para a nova penitenciária, os PMs que estão lá provisoriamente desde segunda metade do ano passado irão voltar para seus batalhões de origem.
Com essa medida, o novo complexo prisional já deverá receber mais apenados nos próximos dias. Atualmente são cerca de 400 no primeiro módulo e 300 no segundo. Esse último receberá mais cem e o restante irá, gradativamente, para os dois últimos módulos. O objetivo é desafogar outras casas prisionais com as 2,8 mil vagas disponíveis em Canoas. A meta é enviar presos que não integram facções criminosas.
Nesta semana, a Susepe também está analisando pedidos de antigos agentes que querem trabalhar na nova cadeia. Além disso, ainda há mais de 40 agentes que devem se formar em uma segunda turma, provavelmente em abril. Eles demoraram para entregar a documentação e por isso se formarão depois.
A cerimônia desta terça-feira contou com a presença do secretário da Segurança, Cezar Schirmer. Ele reafirmou que penitenciaria de Canoas terá ocupação máxima a partir deste mês.