O sábado (13) começou violento em Porto Alegre. Quatro pessoas foram mortas a tiros, em via pública, na Vila Elizabeth, no bairro Sarandi, na Zona Norte.
Os crimes ocorreram em dois locais diferentes e foram cometidos pelos mesmos criminosos, segundo a Polícia Civil. Por volta das 6h30min, dois homens foram mortos com tiros no rosto na Rua Faria Lobato. Atiradores em um carro branco teriam abordado as vítimas, que estavam sentadas em um banco no canteiro central da avenida. Testemunhas relataram que o bando mandou os dois ficarem com as mãos para cima e depois disparou.
Depois, o mesmo grupo se deslocou até outro ponto do bairro, no final da Avenida 21 de Abril. Os criminosos atiraram em três pessoas que estavam bebendo no final de um beco. Duas morreram no local e uma jovem foi socorrida ao hospital.
As vítimas foram identificadas como Eric Anderson Oliveira, Mateus Alexandre do Eri e Tadeu Borba Araujo Junior, de idades não informadas, e Castor Ezequiel Pinto, 17 anos.
Investigadores da Polícia Civil que estiveram no local do crime acreditam que os ataques foram cometidos por uma facção de tráfico de drogas. A hipótese ganha força pela análise da área onde os crimes ocorreram, que apontam a presença de um grupo na região.
Os policiais não sabem, no entanto, se as vítimas tinham envolvimento com a criminalidade. Ainda não foi possível verificar os antecedentes criminais e nem conversar com familiares. Além disso, todas elas estavam em via pública, e de acordo com a polícia, podem ter sido escolhidas aleatoriamente.
Peritos relataram que, conforme análise preliminar, os tiros foram disparados com um revólver calibre 38 e uma pistola 9 mm.
Nas proximidades dos cordões de isolamentos feitos pelo Instituto Geral de Perícias e Polícia Civil, vizinhos estavam aglomeradas falando sobre o tiroteio. Nenhum deles quis falar com a reportagem com medo de represálias.
O veículo utilizado no ataque foi localizado pela Brigada Militar na tarde deste sábado no bairro Rubem Berta.