Um líder comunitário foi assassinado na noite deste domingo (28), no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. Leandro Otenir Ribeiro Ribas, 43 anos, foi morto a tiros por criminosos que estariam invadindo casas na Vila São Luís. Conforme a delegada Roberta Bertoldo, do Departamento de Homicídios, a investigação inicial não encontrou indícios de que o crime tenha sido uma represália em função do ofício da vítima. Segundo ela, Ribeiro foi morto por estar no lugar errado, na hora errada.
– O homicídio não possui nenhuma relação com o fato dele ser líder comunitário. O que nós verificamos é que, infelizmente, ele chegou num momento e num horário errado – avaliou.
De acordo com a ocorrência, eram 19h quando Ribero transitava de carro pela Vila São Luís. Criminosos teriam abordado o líder comunitário. Iniciou-se uma perseguição e Ribeiro acabou sendo morto na Rua D.
Os investigadores apuram se a vítima teria tentado reagir ou se estava armada. Os suspeitos ainda não foram identificados. Inicialmente, a Brigada Militar havia recebido informações que indicavam que os criminosos estavam procurando por um desafeto. No entanto, a Polícia Civil diz que há indícios de que se trate de uma ação de traficantes para tomar pontos na região.