Com o lançamento da Operação Avante Visibilidade, em cerimônia realizada na Praça Itália, junto ao Praia de Belas Shopping, a Brigada Militar apresentou os 142 novos policiais militares que passam a atuar nas ruas de Porto Alegre a partir desta quarta-feira (3).
Além da Capital, Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Litoral e áreas Centro-Sul e Central do Estado terão seus efetivos reforçados. No total, são 484 alunos-soldados das Escolas de Formação e Especialização de Soldados em Porto Alegre, Guaíba e Santa Maria.
Em Porto Alegre, os alunos-soldados vão reforçar as áreas dos seis batalhões, em pontos considerados estratégicos, até o dia 19 de fevereiro, compensando o deslocamento de policiais para o Litoral e balneários de águas internas para a Operação Golfinho.
— Eles estarão presentes principalmente em eixos do comércio, controlando o transporte coletivo e áreas de grande incidência de roubos de carros — explicou o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal'Lago.
Os novos PMs, de acordo com o comandante, reforçarão principalmente o Centro, o bairro Azenha, a região da Avenida Assis Brasil e o bairro Restinga, áreas consideradas mais problemáticas em termos de segurança pública.
— Com a Oeração Visibilidade, esperamos deixar a população segura a ponto de frequentar locais públicos com tranquilidade e, ao mesmo tempo, intimidar os delinquentes. Quem tem que ter medo é aquele que optou pelo crime, e não o cidadão de bem — discursou Dal'Lago.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, por sua vez, destacou que, além do reforço de efetivo, a BM recebeu, recentemente, 192 novas viaturas.
— Em junho, deveremos ter o ingresso de novos concursados, cuja formatura será no final do ano — disse.
ONDE ESTÃO ATUANDO
Porto Alegre: 142
Região Metropolitana: 100
Vale do Sinos: 57
Serra: 56
Litoral: 53
Centro-Sul: 40
Região Central: 36
TOTAL: 484