Um homem de 79 anos foi detido na noite deste sábado (11) depois de ter, supostamente, dirigido palavras ofensivas contra uma menina de 10 anos dentro de um supermercado de Alvorada, na Região Metropolitana. Imagens das câmeras de monitoramento do estabelecimento registraram o momento em que o idoso passa pela criança, que estava acompanhada pela mãe em um dos corredores do mercado, e lhe segura pelo braço.
A menina foi encaminhada a exames para apurar se houve lesão, o que poderá agravar o inquérito contra o suspeito. O homem foi liberado ainda durante a noite e responderá em liberdade por importunação ofensiva ao pudor, prevista na Lei de Contravenções Penais.
Conforme testemunhas, ao passar pela menina, o homem a teria chamado de "gostosinha, delicinha". A criança teria logo relatado o fato à mãe e imediatamente outros clientes e os seguranças do mercado detiveram o suspeito até a chegada da Brigada Militar. Ele foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Alvorada.
— O entendimento inicial pelo delegado plantonista é de que o caso não se enquadra em pedofilia, e sim em uma contravenção com pena prevista de multa ao final do processo. Mas isso pode mudar no decorrer do inquérito que agora será aberto — explica o diretor regional metropolitano, delegado Volnei Fagundes Marcelo.
O delegado salienta que, pelo fato da vítima ser uma criança e pela possibilidade de ter havido lesão, além de depoimentos que serão colhidos ao longo da semana, não é descartado o enquadramento do idoso nos crimes de abuso previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em setembro, um idoso foi preso por estupro, em Porto Alegre, após tocar em uma menina de cinco anos no corredor de um hipermercado.