O governo do Estado fará um leilão de imóveis para arrecadar o recurso que será utilizado na construção do novo presídio de Bento Gonçalves. O projeto inicial do governo era fazer uma permuta dos terrenos do atual presídio, e também da sede e da residência do superintendente do Daer na cidade, em troca da construção do novo presídio pela iniciativa privada. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no entanto, por falta de interessados na permuta, o governo do Estado deverá levar os imóveis a leilão, com estimativa de arrecadar R$ 100 milhões. A previsão da SSP é de que os editais do leilão saiam em 30 dias.
Com o recurso do leilão, será contratada a empresa Verdi Sistemas Construtivos, que tem uma técnica de construção por módulos. A empresa chegou a afirmar para a prefeitura de Bento Gonçalves que, com a terraplenagem pronta, é possível entregar a obra em 260 dias. O novo presídio tem capacidade prevista para 450 vagas.
A área escolhida para o novo presídio de Bento Gonçalves fica no final da Rua Avelino Signor, no bairro Barracão, a cinco minutos de carro da estrada principal do distrito de São Pedro e a 10 minutos do Parque de Eventos da Fenavinho.