Já está definida a empresa que fará a construção do novo presídio de Bento Gonçalves. A estrutura será erguida pela empresa Verdi Sistemas Construtivos, de Ivoti, a mesma que fez a penitenciária de Canoas. A Secretaria de Segurança Pública do Estado diz que a empresa detém tecnologia exclusiva, certificada pelo Tribunal de Contas da União, e por orientação da Procuradoria-Geral do Estado o processo poderá ser efetuado por meio de inexigibilidade de licitação. Desde os anos 2000, a empresa se dedica a construção de penitenciárias e tem mais de 90 unidades concluídas em diversos estados brasileiros.
Saiba mais
Novo presídio deve ser erguido até 2018 em Bento Gonçalves
Novo presídio de Bento Gonçalves terá, pelo menos, 450 vagas
Penitenciária de Canoas, uma promessa de sete anos sem prazo para ser cumprida
O novo presídio, com pelo menos 450 vagas, será construído por meio de uma parceria público-privada. A previsão do governo do Estado é de que a permuta dos imóveis seja realizada até a segunda quinzena de outubro. O atual presídio de Bento Gonçalves fica em área central e foi interditado nesta semana.
Para viabilizar a nova penitenciária, a empresa fará a obra em troca do terreno do atual presídio e duas áreas que pertencem ao Estado: o prédio onde fica a delegacia do Daer no município e a casa oficial do superintendente. O valor projetado para a obra é de cerca de R$ 27 milhões. Os imóveis estão avaliados em R$ 40 milhões. A empresa só vai assumir a obra, não cuidará da administração do presídio.
Após a conclusão da permuta, será feita a assinatura de contrato e início das obras, que devem durar oito meses, segundo projeta o governo do Estado. A empresa chegou a afirmar para a prefeitura de Bento Gonçalves que, com a terraplenagem pronta, são capazes de entregar a obra em 260 dias, porque trabalham com sistema modular. Os módulos são fabricados na empresa de acordo com as especificações da Susepe e depois são montados no local.
A área escolhida para o novo presídio de Bento Gonçalves fica no final da Rua Avelino Signor, no bairro Barracão, a cinco minutos de carro da estrada principal do distrito de São Pedro e a 10 minutos do Parque de Eventos da Fenavinho.