O município de Farroupilha formalizará participação no sistema de cercamento eletrônico do Estado e planeja instalar 20 equipamentos de identificação de placas de veículos em acessos à cidade. O objetivo é integrar o monitoramento local com a central em Porto Alegre, herdada da Copa do Mundo. O cercamento eletrônico permite, através de um software, a identificação automática de veículos em situação de furto ou roubo, por exemplo.
A instalação dos equipamentos em rodovias de acesso a Farroupilha se dará através de convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Os dispositivos podem ser instalados em lombadas eletrônicas, além de outros pontos.
O prefeito Claiton Gonçalves explica que o município buscou recursos federais através de emendas parlamentares no valor de R$ 1,2 milhão para a implantação do sistema na cidade. Conforme o prefeito, também haverá contrapartida com recursos do município, mas em valor "pequeno" em relação ao recurso federal.
Leia mais:
Estado e municípios firmam parceria para ação conjunta na área da segurança
Prefeitura de Farroupilha projeta concurso em 2017 para implantar Guarda Municipal
A proposta envolve também uma base de leitura de dados em Farroupilha, que seria operada por guardas municipais. Segundo o prefeito, uma possibilidade em estudo é a utilização de uma sala onde atualmente funciona a delegacia da Polícia Civil de Farroupilha. Com a conclusão do novo prédio do Fórum de Farroupilha, a delegacia será transferida para o local onde o Fórum está atualmente. Com isso, o atual prédio da delegacia poderá ser utilizado pelo município.