Um ônibus foi incendiado na noite de sexta-feira (24) em Caxias do Sul, na serra gaúcha. O crime ocorreu no bairro Jardim América, por volta das 22h. O motorista do coletivo ficou ferido e foi levado para atendimento médico no Hospital Pompéia. Duas passageiras também sofreram queimaduras nos pés e tornozelos, mas receberam alta ainda na madrugada.
Segundo a Brigada Militar (BM), um taxista informou por telefone que o ônibus havia sido assaltado na Avenida Brasil. Após o roubo, os criminosos atearam fogo no veículo.
De acordo com as passageiras, quatro homens entraram no veículo carregando garrafas PET com combustível, anunciaram o assalto e pediram que as vítimas colocassem seus celulares dentro de uma bolsa. Em seguida, os criminosos espalharam o líquido sobre o motorista e as duas passageiras e pelo corredor do ônibus, atearam fogo e fugiram.
Os ocupantes do ônibus conseguiram desembarcar antes que as chamas se alastrassem. Pouco depois, a BM conseguiu prender dois suspeitos no bairro Jardelino Ramos.
As chamas ainda atingiram a rede elétrica, e parte do bairro ficou sem luz. A energia elétrica foi normalizada durante a madrugada. Equipes trabalhavam na manhã deste sábado (25) para restabelecer os serviços de telefonia e internet no local.
Há a suspeita de que o ataque esteja relacionado ao confronto que deixou quatro pessoas mortas na manhã de quinta-feira (23) no bairro Primeiro de Maio. A região fica próxima ao local onde o coletivo foi incendiado.
O ônibus atacado é da empresa Visate. Foi a segunda vez que um coletivo da companhia foi alvo de atentado em Caxias do Sul. Em março de 2015, um veículo também foi incendiado por criminosos.