Latrocínio em Novo Hamburgo
O empresário José Américo Brandão Ferreira, 62 anos, foi rendido por assaltantes quando chegava em casa a bordo de uma caminhonete, na noite de segunda-feira (25). Eram três criminosos contra uma vítima desarmada. Os homens renderam Américo, entraram no carro e, mesmo sem enfrentar nenhum tipo de resistência, atiraram contra o empresário. A violência irracional dos bandidos foi flagrada por uma câmera de vídeo, cujas imagens estão disponíveis aqui. É um dos assuntos mais lidos do dia.
A morte de Brandão reforça um fenômeno na Segurança em 2017: com o aumento de policiamento, há menos latrocínios em Porto Alegre e mais roubos com morte na Região Metropolitana. Na manhã de segunda-feira, horas antes do assassinato do empresário, um sargento da reserva foi morto em um assalto em Cachoeirinha.
Papagaio no semiaberto
Condenado a mais de 55 anos de prisão por assaltos a bancos e carros fortes, o assaltante Cláudio Adriano Ribeiro, conhecido como Papagaio, está de volta às ruas. Papagaio entrou para a história do crime por dois motivos: liderou uma das mais violentas quadrilhas de ladrões de banco, nos anos 90, e foi o primeiro criminoso a escapar (pela porta da frente) da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Até a fuga, que ocorreu em 1999, a Pasc era considerada inexpugnável.
Para a progressão de regime foram descontados 922 dias da pena por atividades realizadas dentro da Para a Vara de Execuções Criminais e o Ministério Público, o assaltante, que já somava tempo para progredir de regime, pode voltar ao convívio social.
Papagaio está disposto a trocar o fuzil pela Carteira de Trabalho para ganhar a vida? Só o futuro dirá.
Cães aposentados
Dana e o Califa trocarão o confinamento de um canil pelo convívio com famílias. Terão pátio para brincar com seus amigos humanos. Os dois cães farejadores concluem sete anos de serviços do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) nesta terça-feira (26).
A história dos cães, contada em texto, fotos e vídeo, foi um dos principais assuntos do dia em GaúchaZH. Confira porque vale a pena.